segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fernando Henrique Cardoso estará em filme sobre maconha


Fernando Grostein Andrade, de Coração Vagabundo, dirigirá ex-presidente em documentário sobre descriminalização da erva.

Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2003, será figura central de um documentário sobre a descriminalização da maconha. Segundo nota publicada em 18/08/2009, na coluna de Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo), o sociólogo será dirigido por Fernando Grostein Andrade, que estreou, recentemente, com Coração Vagabundo, doc sobre Caetano Veloso.

Assim como fez com o cantor baiano, Andrade irá acompanhar o ex-presidente - no caso, em debates, eventos e mesmo conversas informais sobre o tema. O tema é familiar a Cardoso - em fevereiro, ele discursou na Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, no Rio de Janeiro, sobre a descriminalização da maconha. "É preciso começar a avaliar a conveniência de descriminalizar o porte da maconha para o consumo pessoal. Isso já está sendo feito em muitos países", argumentou à época.

O uso da droga, no entanto, foi taxado pelo ex-mandatário como "danoso". As filmagens começam nesta sexta, 21, e devem incluir giro por cidades como Bogotá, Nova York, Madri, Amsterdã, Istambul e São Paulo.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, publicada na edição de maio, Cardoso já havia comentado o tópico. Para ele, "criminoso é quem faz o cartel, o contrabandista. O usuário é uma vítima do negócio." No caso do Brasil, leis vagas demais seriam o maior problema. "A polícia é quem resolve e daí há espaço para extorsão."

O presidente do PSDB só é reticente na hora de afirmar se o país está pronto para descriminalizar a erva. "(...) Não sei se o Brasil está preparado. O problema é mais complicado. Isso tem que ser uma decisão global. Não adianta dizer: 'Libera aqui e não libera ali'. Onde for liberado vai todo mundo pra lá."

2 comentários:

  1. Sou admiradora da inteligencia do FHC
    Não pertenço a nenhum partido ,gosto de politica porque dependo dela
    assim como toda populaçao
    Inteligencia deveria ser fator absoluto quando o assunto é lei...
    Sou usuaria de maconha,e ja sou avó, o assunto me interessa muito,todo usuario compulsivo reconhece seu vicio,alcool,café,cigarro,gulosseimas,gordura em fim se falar tudo que vicia e prejudica a saude...
    Penso que a legalizaçao da maconha seria como a nicotina,quem perde é o crime,quem ganha milhoes de brasileiros usuarios espalhados em todos os cantos do pais em todas as classes sociais.
    O estado ganha mais segurança,uma droga de grande circulaçao ,a menos na mao do crime
    Quanto ao uso ,ninguem pira,morre,ou vai ter mais prejuizo que um alcoolatra por causa de maconha vamos deixar de hipocresia
    E todo mundo migrar para o Brasil por causa de maconha,da um tempo eu amoooooooooo maconha mas meu estado é maior que tudo na minha vida ninguem migrara de regiao por causa de maconha isso não existe,só postei aqui minha sincera opiniao p q to cheia fumo com os filhos da minha medica,tbm sao medicos,meu padrinho de casamento é advogado mto bem sucedido e baita maconheiro,conheço dentista,professor,que isso,fazer de conta que ñ existe ñ da mais .

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente, sou usuario de maconha a 5 anos e no entando acho que a "droga" so me ajudou, em varios paises já é usada na medicina e em muitos outros ja é legal tanto plantio como consumo, isso vavorecerá o governo e tambem os usuarios que não terão mais que dar dinheiro ao trafico! LEGALISA

    ResponderExcluir